Actualizações

 

Modificações significativas

16-Jun-2006
Adições e correcções importantes na página de perguntas e respostas sobre O Código da Vinci. Adicionou-se mais informação acerca de Constantino e do Concílio de Niceia, e completou-se a resposta à questão acerca do Opus Dei.
3-Jun-2006
Melhoramentos na página O primeiro texto codificado, com a adição de informação acerca do Codex Bezæ, o documento no qual Phillipe de Chérisey se inspirou para compor um dos seus dois "pergaminhos" falsificados.
11-Mai-2006
Reposição de um texto, agora com nova revisão, sobre o Santo Graal. A actualidade deste tema obrigava à presença deste texto no site, mas não tenho a pretensão, obviamente, de ter esgotado a questão. Com o passar do tempo, tentarei expandir este texto.
8-Mai-2006
Nova página com o cartulário da Abadia de Nossa Senhora do Monte Sião, presente num estudo do historiador francês E.-G. Rey (1888). É comum ver-se contestada a afirmação de que o Priorado de Sião, criação de Pierre Plantard, não existia antes de 1956 (data do seu registo oficial junto das autoridades francesas). Encontrando-se na História algumas organizações com nomes semelhantes contendo a palavra "sião" no seu nome, faz-se frequentemente confusão entre estas e o Priorado de Sião. Na verdade, Plantard era um homem culto, e escolheu inventar alguns detalhes acerca do seu Priorado baseando-se numa organização real. Neste estudo de E.-G. Rey podemos ficar a conhecer com melhor detalhe a história da Abadia de Nossa Senhora do Monte Sião, que é a organização que surge frequentemente como suposta prova da antiguidade do Priorado. Constata-se também que a história desta abadia não é compatível com as teses conspiracionistas do Priorado de Sião, conforme inventadas por Plantard.
Adição de detalhes importantes relativos ao Codex Muratori e à obra de Thomas Malory na página de perguntas e respostas sobre O Código da Vinci.
2-Mai-2006
Faltavam ainda quatro documentos à lista de Apócrifos na Biblioteca Nacional de Paris, que contém agora uma listagem completa dos documentos depositados entre 1942 e 1992 pelo Priorado de Sião, ou seja, por Pierre Plantard e Phillipe de Chérisey.
1-Mai-2006
Actualizações na página Pierre Plantard. Adição de notas de rodapé.
Nova página sobre Noël Corbu e os caçadores de tesouros, na qual se descreve a fase febril da caça ao "tesouro" em Rennes-le-Château, e como o parisiense Corbu foi fundamental para a criação da mitologia moderna acerca da vida do padre Saunière. Pierre Plantard, com o seu Priorado de Sião, iria utilizar muitas das criações de Corbu.
Nova página com a História do Priorado de Sião, um extenso capítulo que expõe cronologicamente as mais importantes etapas da complexa história da farsa do Priorado.
Actualizações e correcções importantes na página Nicolas Poussin e Os Pastores da Arcádia.
Adições e correcções importantes na página Apócrifos na Biblioteca Nacional de Paris, que contém agora uma listagem completa dos documentos depositados entre 1964 e 1984 pelo Priorado de Sião, ou seja, por Pierre Plantard e Phillipe de Chérisey.
4-Abr-2006
Adição de uma página nova, com respostas a perguntas frequentes sobre o livro O Código da Vinci, do autor Dan Brown.
31-Mar-2006
Actualizações na página Os últimos anos. Adição de notas de rodapé. Revisão profunda ao Prefácio.
28-Mar-2006
Remoção da ferramenta de comentários em todas as páginas. Infelizmente, parece que a média do nível de educação dos internautas nos últimos anos tem descido drasticamente. As minhas desculpas para os poucos comentadores sérios. Poderão continuar a colocar-me as questões que desejarem, mas através do correio electrónico.
30-Jun-2005
Revisão e pequenas adições ao texto de síntese e apresentação do meu livro.
3-Mai-2005
Adição de uma página de síntese e apresentação do meu livro, Do Enigma de Rennes-le-Château ao Priorado de Sião, que serve também de introdução ao trabalho aqui apresentado nestas páginas.
12-Jan-2005
Revisão ao texto dos primeiros capítulos, O padre Bérenger Saunière e Os primeiros trabalhos de recuperação. Revisão ao texto da página de Introdução. Restruturação maçiça da secção dos pergaminhos. Adição de uma página com a análise do primeiro texto codificado.
27-Dez-2004
Revisão ortográfica em grande escala. Foram detectados e corrigidos milhares de erros ortográficos e gramaticais. As nossas desculpas aos nossos visitantes, e obrigado pela paciência demonstrada até hoje.
17-Dez-2004
Correcção de alguns erros na página O passado de Rennes-le-Château. Rectificação de um erro relativo à transferência das propriedades de Marie Dénarnaud para Noël Corbu, na página Rennes-le-Château, erro esse descoberto e apontado pelo nosso leitor Orlando Costa, a quem agradeço. Também agradeço a ajuda de peritagem legal das minhas queridas amigas Marta Gaspar e Joana Cymbron, que me ajudaram a perceber o que era isso de "venda contra renda vitalícia".
13-Dez-2004
Correcção de alguns erros na página O passado de Rennes-le-Château. Adição de um novo e importante sub-capítulo nesta página, intitulado A questão dos merovíngios.
8-Dez-2004
Correcção de alguns erros nas páginas sobre os pergaminhos. Adição de uma página nova: Cronologia dos pergaminhos.
1-Dez-2004
Vários leitores queixaram-se do facto de encontrarem opiniões pessoais minhas misturadas com o núcleo central de investigação histórica deste trabalho. Nesse sentido, decidi "encurralar" os trechos opinativos ou pessoais em apenas duas páginas: Introdução e O Embuste. O resto do trabalho manter-se-á, salvo omissões por lapso (que agradecemos que nos sejam comunicadas), no domínio do estritamente factual e histórico.
4-Nov-2004
Correcção de pequenos erros e linguagem inadequada na página O Embuste, onde também foram adicionadas imagens e texto à secção Geometria Sagrada. Correção de um erro gramatical grave relativo à palavra "restauração" que foi prontamente substituída por "restauro". Obrigado à nossa leitora Mariana Negrão pela correcção.
23-Out-2004
Correcções pequenas nas páginas O Priorado de Sião e Pilhagem a Paul Lecour. Importantes revisões às páginas A igreja de Sta. Maria Madalena e A via-sacra no interior da igreja. Estas páginas estavam desactualizadas há muito tempo, e continham pistas falsas e ideias erradas. As nossas desculpas pelo atraso na revisão a estas duas últimas páginas.
22-Out-2004
Continuação da correcção de pequenos erros e linguagem inadequada em várias páginas: O Embuste, Pierre Plantard, O assassinato do padre Gélis e na página introdutória do Priorado de Sião.
27-Set-2004
Correcção de pequenos erros e linguagem inadequada em várias páginas. Tentativa séria em reduzir alguma agressividade desnecessária na linguagem da página O Embuste. Ao longo dos próximos dias, à medida que for adicionando novo material, vou tentar acalmar os meus nervos, e evitar expressões agressivas, para tentar responder à justeza dos pedidos de alguns leitores.
22-Set-2004
Expansão da página O Embuste, com a revisão e adição de material ao tópico Asmodeus. Revisão geral do site no que toca à questão do suposto "Asmodeus" em Rennes: afinal, a associação do nome de "Asmodeus" à estátua do Diabo é também fraudulenta, e deriva da mistificação do Priorado de Sião.
21-Set-2004
Expansão da página O Embuste, com a adição de um artigo sobre o Santo Graal.
20-Set-2004
Actualizações nas seguintes páginas sobre o Priorado de Sião: Pierre Plantard e na página introdutória.
16-Set-2004
Introdução da possibilidade de comentar cada página.
13-Set-2004
As páginas sobre o Priorado de Sião foram bastante expandidas. Surge uma nova página sobre Pierre Plantard, uma nova página com os textos apócrifos depositados na Biblioteca Nacional de Paris, e a própria página introdutória foi revista e completada. Expansão da página O Embuste. Adicionada nota biográfica do padre Joseph Courtauly à página Personagens importantes.
17-Ago-2004
Inauguração da página O Embuste, ainda em fase embrionária. Esta página irá crescer com o tempo.
20-Jan-2004
Actualização da página de locais na Internet.
14-Jan-2004
Adição de uma barra de navegação por capítulos.
11-Jan-2004
Rearranjos na organização e grafismo das páginas.
17-Dez-2003
Depois de umas semanas sem imagens em todas as páginas (obrigado, Clix!), consegui hoje voltar a pôr tudo no lugar. As minhas desculpas pelo incómodo causado.
10-Jul-2003
Correcções importantes na página Nicolas Poussin e "Os Pastores da Arcádia".
4-Jul-2003
Inauguração da nova fase deste trabalho. As actualizações passarão a ser mais frequentes. Ver "2. De Momento".
14-Mar-2002
Todas as páginas irão surgir com a data de hoje como data de modificação. Não é importante levar isto a sério. Apenas foram corrigidos pequenos detalhes ao nível interno das páginas (código HTML), ou seja, o texto não foi alterado. Contudo, foram efectuadas simultaneamente pequenas correcções ortográficas.
26-Fev-2002
Está terminado o capítulo Pilhagem na secção sobre o Priorado de Sião. Corrigiram-se alguns erros na secção A questão dos "pergaminhos".
26-Dez-2001
Adições à secção O Priorado de Sião e actualizações muito importantes na secção A questão dos "pergaminhos". Graças ao trabalho de Paul Smith, fui obrigado a remodelar fortemente esta secção e a inverter o sentido de muitas das minhas conclusões. Está-se mais perto da verdade!
19-Dez-2001
Inaugurada nova secção O Priorado de Sião. Esta secção ainda está em fase de construção, mas constituirá um dos mais importantes capítulos deste trabalho. Dotado de provas documentais conclusivas, este capítulo resolverá definitivamente os erros e as dúvidas que se espalharam graças à tarefa de desinformação levada a cabo pelo Priorado de Sião desde os anos sessenta.
11-Out-2001
Novo e importante local adicionado à página Locais na Internet. Trata-se dos documentos recolhidos, traduzidos e comentados por Paul Smith relativamente ao Priorado de Sião, ao mitómano Pierre Plantard, e à generalidade dos assuntos da mitologia moderna de Rennes-le-Château. A não perder.
15-Ago-2001
Continuação da secção Os Cátaros.
4-Jul-2001
Depois de meses de abandono, e após três semanas de avaria total que provocou o desaparecimento de todos os ficheiros do servidor, todo o conteúdo foi reposto hoje na forma exacta como se encontrava no dia 14 de Abril, data da última actualização. A todos as minhas sinceras desculpas pelo inconveniente causado. Prometo também regressar dentro em breve ao trabalho, algo que com os meus compromissos profissionais tem sido bem difícil. Entretanto, ao longo do próximo mês, serão feitas algumas melhorias do ponto de vista técnico que poderão passar despercebidas ao utilizador comum, mas que visam melhorar a estrutura da página e a rapidez de carregamento dos ficheiros.
17-Mar-2001
Houve uma revisão integral da página de Introdução que fez surgir algo completamente diferente. Aconselha-se ao leitor que regresse a esta página, que está agora mais clara e coerente. Como consequência, fizeram-se também pequenos ajustes nas páginas Introdução ao Mistério e Porquê?.
11-Mar-2001
Correcções nas seguintes páginas: Concílios, Os Papas, capítulo I.1. das Cruzadas e A Bíblia.
26-Fev-2001
Continuação da secção Os Cátaros.
20-Fev-2001
Início da remodelação da secção Os Cátaros.
23-Jan-2001
Arranjo de algumas ligações inválidas.
14-Jan-2001
Continuação da página sobre os Concílios, correcções noutras páginas, e ampliação da página de Bibliografia.
7-Jan-2001
Continuação da página sobre os Concílios, e ajustes noutras páginas relacionadas.
6-Jan-2001
Adição de algumas imagens em secções da Microenciclopédia.
18-Dez-2000
Ampliação da página Os Papas com a criação de um capítulo com a história do Vaticano e da Basílica de S. Pedro. As restantes páginas da Microenciclopédia também sofreram alguns ajustes.
10-Dez-2000
A página com locais na Internet foi fortemente remodelada. As ligações inválidas e desactualizadas foram corrigidas, e novos locais foram adicionados, tudo segundo uma disposição temática mais lógica.
9-Dez-2000
A página com a Bibliografia consultada sofreu uma forte remodelação estrutural. A partir de hoje, todas as referências bibliográficas estarão agrupadas por tema e sub-agrupadas por natureza, ao invés do confuso sistema anterior, no qual estavam agrupadas por página do trabalho.
8-Dez-2000
Foi reestruturada a página da Microenciclopédia, para tornar o acesso à informação mais fácil e atractivo. Disponibilizou-se também uma secção nova, Os Concílios, que conterá uma lista de todos os concílios ecuménicos católicos e dos resultados que eles produziram.
7-Dez-2000
Foi adicionada uma pequena biografia do padre Jean Rivière na página das Personagens. Retoques noutras páginas, sobretudo na de Introdução.
4-Dez-2000
Alterações na página Porquê?. Mudança da imagem na página de introdução à guitarra.
28-Nov-2000
Continuação da página sobre A Bíblia.
23-Nov-2000
Adições e correcções na página sobre A Bíblia.
20-Nov-2000
Adição do Poema da Semana na página principal.
17-Nov-2000
Foi completada uma tradução que há muito estava por terminar na Conclusão da página O padre Bérenger Saunière. Foi também complementada a biografia do bispo Billard na página das Personagens.
16-Nov-2000
Adição de uma biografia do padre Simon Laborde na página das Personagens.
4-Nov-2000
Criação de uma nova secção na Microenciclopédia, chamada Os papas, onde se apresenta uma lista cronológica de todos os papas e antipapas, juntamente com o início e o fim do seu pontificado, entre outras informações complementares.
1-Nov-2000
Ampliação do capítulo I.1. das Cruzadas. O mesmo sucederá futuramente a este capítulo e aos restantes.
20-Out-2000
Adições e correcções na página sobre O passado de Rennes-le-Château. Novas fotografias do Arco do Triunfo de Tito.
6-Out-2000
Início de uma grande revisão à secção das Cruzadas. Tentar-se-á melhorar significamente os textos existentes, ainda antes de dar sequência ao relato histórico, que deverá continuar com a pregação do ideal de Cruzada. Os presentes textos constituem principalmente um relato de acontecimentos. Deseja-se agora melhorá-los com uma análise crítica e abrangente destes acontecimentos, por forma a ajudar à compreensão do assunto. Esta análise crítica será apoiada na obra de Henri Pirenne, "Maomé e Carlos Magno" (ver bibliografia).
29-Set-2000
Ajustes na página principal. Simplificação da página Autoria. Alguns documentos que se encontravam acessíveis foram removidos (o currículo e o artigo). Quem os desejar pode pedir-mos por correio electrónico.
26-Set-2000
Continuação da página sobre os últimos anos de Saunière. Esta página ainda está num estado caótico, mas esta situação deverá melhorar ao longo da próxima semana.
24-Set-2000
Inauguração de uma página fora do comum, talvez inesperada para muitos, na qual eu tento explicar da melhor forma que posso a razão de ser deste trabalho: "Porquê?", é este o título da nova página. Claro que estão todos convidados a visitá-la e a comentá-la.
18-Set-2000
Adição de uma cópia da certidão de óbito da última marquesa de Blanchefort, Marie de Négri-d'Ables, na página sobre Os primeiros trabalhos de recuperação.
17-Set-2000
Não se trata de um ataque narcisista, é só uma actualização fotográfica na página Autoria que já fazia falta há muito tempo.
15-Set-2000
Alterações nas páginas Os primeiros trabalhos de recuperação e na página sobre O padre Bérenger Saunière. Foram igualmente feitas correcções pouco importantes noutras páginas.
1-Set-2000
Alterações nas páginas O assassinato do padre Gélis e na página de Introdução ao Mistério. Ampliação da página Os testamentos e o património.
11-Ago-2000
Primeira actualização de Verão. Revisão e ampliação de algumas páginas referentes à vida de Saunière. Modificação da página de Introdução.
9-Jul-2000
Conclusão da página do processo eclesiástico e inauguração da secção I.12, "Os últimos anos". Esta secção conterá um resumo do período final da vida de Bérenger Saunière (entre 1912 e a sua morte em 1917).
7-Jul-2000
Neste dia consegui, finalmente, concluir a minha licenciatura. Assim, inevitavelmente, modifiquei a página Autoria e os ficheiros com o currículo.
1-Jul-2000
Foi completada a biografia de Jules Doinel na página das Personagens.
17-Jun-2000
Pequenas correcções em várias páginas. Acabo de ser informado de uma notícia importante: soube-se agora que Pierre Plantard, personagem bem conhecida dos interessados por este mistério, morreu no dia 3 de Fevereiro de 2000, às onze e dez da manhã.
11-Jun-2000
Modificações importantes nas biografias de: Henri Boudet, Marie Dénarnaud, Félix-Arsène Billard, e Paul de Beauséjour.
7-Jun-2000
Durante os últimos dois dias, praticamente todas as páginas estiveram inacessíveis por culpa minha. Peço as maiores desculpas a todos os prejudicados.
6-Jun-2000
Todos os textos foram dispostos no formato justificado. Assim, a apresentação fica mais decente. Um grande obrigado ao meu camarada Carlos Quadrado, que me ensinou a fazer isto!
5-Jun-2000
Foi adicionada uma biografia de Ernest Cros na página das Personagens. Pequenas correcções noutras páginas.
31-Mai-2000
Foi adicionada uma biografia de Eugène Stüblein na página das Personagens. Pequenas correcções noutras páginas.
30-Mai-2000
Foi adicionada uma biografia de Emma Calvet à página das Personagens.
10-Mai-2000
O capítulo do processo eclesiástico encontra-se terminado. Ainda sofrerá futuras adições, como aliás todos os capítulos, mas já contém a informação essencial.
9-Mai-2000
Últimos ajustes ao capítulo do processo eclesiástico. Faltam apenas alguns detalhes referentes ao segundo processo. Modificações na página da Introdução e na página da Autoria.
6-Mai-2000
Foram terminadas todas as traduções dos documentos referentes ao processo eclesiástico. Esta página, juntamente com a da Cronologia, foi fortemente melhorada mas ainda não está completa.
4-Mai-2000
Adição de mais algumas traduções à página sobre o processo eclesiástico.
3-Mai-2000
Continuação das actualizações e adições no capítulo sobre o processo eclesiástico. Adição de um documento na pagina Um tráfico de missas.
1-Mai-2000
Reestruturação desta página de actualizações. Continuação do capítulo sobre o processo eclesiástico, e adição de um índice neste capítulo. Adição de um texto à pagina sobre a continuação do projecto de Saunière.
27-Abr-2000
Adição de uma fotografia do Arco do Triunfo de Tito, em Roma, na página O passado de Rennes-le-Château.
25-Abr-2000
Alterações na página Introdução ao Mistério, adição da tradução de um texto na página Os primeiros trabalhos de recuperação, e inserção de uma tabela de anos na página da Cronologia.
18-Abr-2000
Novas adições na página sobre o processo eclesiástico.
16-Abr-2000
Continuação da ampliação da página sobre o processo eclesiástico. A página da Cronologia é remodelada ao mesmo tempo, de forma a reflectir a adição de novos factos.
15-Abr-2000
Foram adicionados novos textos e documentos na página sobre o processo eclesiástico. Outras páginas sofreram igualmente pequenos ajustes.
11-Abr-2000
Continuação da página sobre A Bíblia. Algumas adições e correcções.
6-Abr-2000
Inserção de uma fotografia de Francisco Tárrega na página da Guitarra.
5-Abr-2000
Continuação da página sobre A Bíblia. Algumas adições e correcções.
2-Abr-2000
Criação de uma nova secção na Microenciclopédia, chamada A Bíblia, onde se apresenta a origem e o conteúdo dos vários livros que a constituem.
31-Mar-2000
Ajustes no texto da página Rennes-le-Château e adição da fotocópia de uma carta na página Os pergaminhos.
29-Mar-2000
Estruturação da velha página de ajuda numa nova secção: A Microenciclopedia.
28-Mar-2000
Fixação da imagem de fundo em todas as páginas, o que provoca um efeito de transparência inegavelmente estético e cheio de significado. Mais algumas adições na página sobre O processo eclesiástico, nomeadamente uma nova carta do processo e respectiva tradução.
26-Mar-2000
Foram feitas algumas correcções e adições na página sobre O processo eclesiástico. Foram também finalmente disponibilizadas as duas traduções de textos do processo que ainda faltavam.
18-Mar-2000
Conclusão da página Um tráfico de missas. Está agora finalmente justificada uma importante fonte de receitas de Saunière, ficando provado que o padre se dedicava ao comércio de missas em larga escala.
17-Mar-2000
Alteração da página Introdução ao Mistério.
16-Mar-2000
A página Um tráfico de missas foi bastante ampliada com a introdução de novos factos, documentos e conclusões.
12-Mar-2000
Inauguração de uma nova página, Os testamentos e o património, onde são apresentados e analisados os referidos documentos e onde se fala um pouco da estranha e misteriosa relação de Saunière com a sua família.
11-Mar-2000
Adições e correcções na página Os primeiros trabalhos de recuperação, A igreja de Sta. Maria Madalena, e A via-sacra no interior da igreja.
7-Mar-2000
Adições e correcções na página Os primeiros trabalhos de recuperação.
4-Mar-2000
Novos dados sobre as descobertas arqueológicas de Saunière durante Os primeiros trabalhos de recuperação permitem lançar um pouco de luz sobre este período mal documentado. É proposta uma hipótese em relação às descobertas do padre.
3-Mar-2000
Correcções nas páginas Anomalias no segundo texto, Cronologia da vida de Saunière e na página de Bibliografia. Correcções, ajuste de fotografias velhas e adição de imagens novas nas páginas Os primeiros trabalhos de recuperação e Rennes-le-Château.
2-Mar-2000
Alterações e correcções na página A descodificação do segundo texto.
1-Mar-2000
Alterações e correcções na página A igreja de Sta. Maria Madalena, efectuadas apenas uma hora depois do fim do dia 29 de Fevereiro!
26-Fev-2000
Colocação de legendas em várias imagens, adição de novas imagens e correcções nos textos das seguintes páginas: O padre Bérenger Saunière, Os primeiros trabalhos de recuperação, Personagens Importantes e Rennes-le-Château.
23-Fev-2000
Alterações e correcções importantes nas páginas O padre Bérenger Saunière, Os primeiros trabalhos de recuperação, O assassinato do padre Gélis, Rennes-le-Château e Cronologia da vida de Saunière. Foram corrigidos nestas páginas alguns dados sobre os primeiros anos de Saunière em Rennes, com destaque para a correcção do ano de chegada da família Dénarnaud à aldeia, que não ocorreu em 1892 como estava escrito, mas sim em data incerta entre 1886 e 1889.
21-Fev-2000
Foi adicionada uma lista das dinastias dos reis franceses na Microenciclopedia.
17-Fev-2000
Novas ligações na página de Locais na Internet.
15-Fev-2000
Adições e correcções nas páginas O padre Bérenger Saunière, Cronologia da vida de Saunière e na página de Bibliografia. Adição de fotografias do castelo na página O passado de Rennes-le-Château e do campanário da igreja na página sobre Os primeiros trabalhos de recuperação.
14-Fev-2000
Adições e correcções na página O padre Bérenger Saunière, especialmente no capítulo sobre a perda dos territórios papais.
12-Fev-2000
Adições na página O padre Bérenger Saunière.
4-Fev-2000
Correcções nas páginas: A descodificação do segundo texto e Nicolas Poussin e "Os Pastores da Arcádia".
2-Fev-2000
Adições e correcções nas páginas: Os primeiros trabalhos de recuperação e O padre Bérenger Saunière. Foi adicionada uma fotografia de Alfred nesta última página, bem como uma versão melhorada da de Marie Dénarnaud na página Personagens Importantes.
1-Fev-2000
Sérias correcções nas páginas Rennes-le-Château e Introdução ao Mistério.
31-Jan-2000
Mais algumas adições e correcções nas páginas: Os primeiros trabalhos de recuperação, Nicolas Poussin e "Os Pastores da Arcádia" e O padre Bérenger Saunière.
27-Jan-2000
Foram efectuadas correcções e adições, algumas importantes, nas seguintes páginas: Os pergaminhos, A descodificação do segundo texto, Os primeiros trabalhos de recuperação, Nicolas Poussin e "Os Pastores da Arcádia" e O padre Bérenger Saunière.
26-Jan-2000
Correcções e adições na página de bibliografia.
23-Jan-2000
Correcções e adições em várias páginas, em particular na cronologia e no capítulo sobre o processo eclesiástico.
20-Jan-2000
Importantes mudanças gráficas nas cores. Substituição dos botões tradicionais por botões dinâmicos.
18-Jan-2000
Traduzidos mais uns textos do processo de Saunière e inaugurado o índice expandido na secção das cruzadas.
16-Jan-2000
Na véspera de um dia tão simbólico para o Mistério de Rennes-le-Château, foi posta à disposição uma lista de acesso directo a todas as páginas, que se encontrará no fundo de cada uma, antes dos botões de navegação. Agora, será possível mudar mais facilmente de uma página para qualquer outra, sem ter que atravessar uma série delas para chegar à que se deseja.
11-Jan-2000
Foram adicionadas imagens do baixo-relevo nos jardins de Shugborough na página Nicolas Poussin e "Os Pastores da Arcádia".
10-Jan-2000
Arranjadas algumas ligações inválidas na página de bibliografia. Eliminação da música da página principal (por motivos de rapidez).
9-Jan-2000
Remodelação da página de bibliografia. Concentrei as referências bibliográficas gerais numa mesma zona, e as referências adicionais separadas por página.
7-Jan-2000
Retoques na página Autoria.
24-Dez-1999
É verdade! Na véspera de Natal, foi adicionada mais uma nova secção que aborda o tema do pintor Nicolas Poussin e do seu célebre quadro "Os Pastores da Arcádia". Esta secção contém pistas muito importantes e faz parte do núcleo central de todo o mistério.
17-Dez-1999
Alterações importantes em toda a estrutura da página, e eliminação de zonas demasiado incompletas. Extinção da página de Estatísticas, devido ao excessivo trabalho adicional que ela implicava. Mantém-se apenas um contador total na página inicial. Arranjo de ligações inválidas. Toda a página foi também mudada de local, encontrando-se agora alojada no espaço gratuito fornecido pelo Planeta Clix.
14-Jun-1999
Foram inseridas novas imagens nos sub-capítulos 1.4 e 1.7 das Cruzadas.
13-Jun-1999
Foi terminado o sub-capítulo 1.7. Chegou ao fim a Introdução e seguir-se-á o relato da Primeira Cruzada.
30-Mai-1999
Após uma longa pausa, inevitável por razões curriculares, retomo o trabalho. Foram introduzidas algumas imagens na secção das Cruzadas, no primeiro e no segundo capítulos. O texto também foi melhorado e aumentado.
27-Jan-1999
Foi inaugurada uma nova página sobre a adulteração do segundo texto. Com esta página tenciono compreender um pouco melhor o processo de deturpação sofrido pelo texto de modo a conseguir chegar mais perto da sua forma original.
24-Jan-1999
A página sobre a descodificação do segundo texto está oficialmente concluída. Claro que pode ainda sofrer revisões, mas apenas de pequena importância.
23-Jan-1999
Pequenas revisões e correcções à página da descodificação do segundo texto, e à página sobre os primeiros trabalhos de recuperação.
11-Jan-1999
Nova imagem adicionada à página com dados biográficos sobre Saunière.
3-Jan-1999
Actualizações nas páginas Cronologia da vida de Saunière e Resumo contabilístico.
30-Dez-1998
Novas fotografias nas seguintes páginas: A continuação do projecto e na página Um tráfico de missas. A página sobre a continuação do projecto já está praticamente terminada.
26-Dez-1998
Novas fotografias nas seguintes páginas: Os primeiros trabalhos de recuperação, A continuação do projecto e na página principal Rennes-le-Château.
17-Dez-1998
Inauguração de mais duas páginas: A continuação do projecto e Cronologia da vida de Saunière. Estas páginas ainda estão incompletas.
10-Nov-1998
Conclusão temporária da página sobre o assassinato do padre Gélis. Criação de uma nova página com a apresentação de locais na Internet que tratam o assunto de Rennes, bem como outros assuntos com ele relacionados.
7-Nov-1998
Foram efectuadas importantes alterações a nível gráfico. Agora, as imagens em tamanho grande são vistas numa nova janela, de modo a facilitar a leitura das páginas. Também os nomes dos ficheiros de imagem foram revistos e modificados.
5-Nov-1998
Já foi iniciada a página sobre o assassinato do padre Gélis. É apresentado nesta página um pequeno resumo dos acontecimentos que rodearam este crime sombrio. Estou ainda a aguardar fotografias que completem a página.
5-Nov-1998
Inauguração de uma nova página sobre a hipótese da venda ilegal de missas por parte de Saunière poder justificar a sua riqueza.
1-Nov-1998
Inauguração da página com o resumo contabilístico dos gastos e receitas de Saunière.
29-Out-1998
Está terminada a página sobre os primeiros trabalhos de recuperação. Poderão ainda ocorrer algumas modificações ligeiras. A página sobre a igreja de Sta. Maria Madalena sofreu também alterações e adições importantes.
20-Out-1998
A página sobre os primeiros trabalhos de recuperação foi inaugurada. Ela será acabada ao longo das próximas duas ou três semanas.
29-Set-1998
Severa reorganização das páginas de Rennes-le-Château. Uma nova organização estrutural foi a única alternativa para a inserção de novos temas. Algumas páginas ainda estão em branco, mas decidi colocá-las mesmo assim para não só me servirem de auxiliar de memória como também para indicarem ao leitor o que será abordado futuramente.
21-Set-1998
A página com dados biográficos sobre Saunière foi bastante ampliada e revista. As seguintes páginas irão pelo mesmo caminho ao longo dos próximos dois meses.
17-Set-1998
A 5ª lição de guitarra, sobre teoria de acordes, está completa. Entretanto foram disponibilizados dois ficheiros com acordes na página Textos úteis, um com uma grande mas pouco detalhada lista de acordes, para quem já domina um pouco o assunto, e outro com uma lista bastante básica, apenas 28 acordes, com o detalhe necessário para principiantes.
16-Set-1998
Início da revisão completa a todas as páginas. Tive tempo de reparar, durante as férias, que muitas páginas tinham que ser revistas e aumentadas. Por isso, prolonguei o meu prazo de revisão até ao Natal, porque penso que é utópico pensar que consigo rever tudo em pouco tempo. A partir de hoje existirão alterações bastante frequentes, pelo menos semanais. Para já, só as páginas iniciais foram revistas.
6-Jul-1998
Automatização da página de estatísticas de acesso.
8-Jun-1998
A página sobre a descodificação do segundo texto está completa. Ainda poderá sofrer algumas alterações ou adições.
5-Jun-1998
Inauguração da página de estatísticas de acesso.
7-Mai-1998
Inauguração da página sobre a descodificação do segundo texto. Esta página ainda será bastante aumentada.
26-Mar-1998
Inauguração das páginas sobre as Cruzadas. A primeira parte desta secção está praticamente completa.

 

Recuar Voltar à página inicial Escrever para o autor Avançar

Ó 1997-2006 Bernardo Sanchez da Motta
Todos os direitos reservados